quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Procura-se emprego efectivo...

Bom dia caros leitores,

O nosso próximo subtema é o problema do desemprego e do emprego precário em SJM, um problema que diz muito a todos nós. Quem é que não tem um desempregado ou um precário na família? Infelizmente, quase ninguém…

Por isso, apareça no nosso blogue segunda-feira para ler mais um texto sobre o nosso projecto.  

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Qualificação dos empregos na cidade

Esta semana vamos detalhar a nossa análise a este subtema, estudando os problemas e as soluções.

 Instituto de Línguas, uma instituição que qualifica os sanjoanenses

Os problemas:
A população de SJM tem baixos níveis de escolaridade e de qualificações. Isto foi visível no nosso inquérito, em que 20,2% dos entrevistados só completaram a escolaridade primária e unicamente 15,6% possuem um curso superior.
Segundo o Plano Estratégico do Desenvolvimento Local da CM-SJM, existem também outros problemas:
  • Um desajuste entre ''o sistema nacional de educação e formação profissional'' e as empresas;
  • Uma desvalorização do ensino profissional em detrimento de ''percursos educativos generalistas'';
  • As resistências dos empresários e da população activa formação profissional;



Um exemplo de um emprego não qualificado na cidade

As soluções:
Felizmente são muitos os projectos que tentam inverter este problema. Aqui ficam alguns:

àRequalificação da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior e novas instalações da Secundária João da Silva Correia:
A nossa Oliveira Júnior está em requalificação: no final das obras a capacidade da escola aumentará para 65 turmas. Todas as salas terão videoprojector e um terço terá quadro interactivo. Depois deste investimento, esta será uma escola vocacionada para a ciência, com dez laboratórios e três salas de informática.
Já a João da Silva Correia vai ter casa totalmente nova. Será, nas férias de Natal, transferida para as novas instalações, na Mourisca. Terá excelentes condições: 22 gabinetes para professores, vários laboratórios…
São dois excelentes projectos, que aumentarão a capacidade de formação e qualificação das escolas da cidade!

àCentro Tecnológico do Calçado (CTC) e Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC):
Estas instituições respondem especificamente às necessidades de formação do tradicional ramo do calçado, tentando torná-lo mais qualificado.
O CTC tem um sector de formação que se destina à mão-de-obra das fábricas de calçado. Colabora com as empresas para a qualificação dos seus recursos humanos.
Já o CFPIC faz principalmente formações destinadas aos jovens estudantes, dinamizando cursos com equivalência ao 9º ano e ao secundário. A qualidade da sua formação está patente nos prémios que tem recebido em concursos internacionais de calçado. Deste modo, o CFPIC prova que o sector do calçado na cidade tem muito futuro, se se apostar na qualificação!

àCrescimento dos cursos profissionais na cidade:
As escolas sanjoanenses oferecem cada vez mais cursos profissionais – cursos de dupla certificação, em que se faz o secundário enquanto se obtém qualificação profissional, o que não inviabiliza o eventual prosseguimento de estudos.
A oferta formativa ao nível destes cursos é definida pelas escolas em parceria com a autarquia e com empresas locais, para que cada aluno possa realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho e para que os cursos tenham empregabilidade.
A nosso ver, esta é uma boa aposta que permite aos alunos a obtenção de qualificações suficientes para fugir ao desemprego, mesmo sem frequentar o ensino superior.

àEscola Superior Aveiro Norte (ESAN):
Inaugurada em 2004, a ESAN é uma escola politécnica vocacionada para os ramos de actividade económica mais importantes no EDV. Está provisoriamente instalada no centro de Oliveira de Azeméis.
Esta escola dinamiza a licenciatura em Tecnologia e Design de Produto e está especializada em Cursos de Especialização Tecnológica – cursos pós-secundários não superiores que visam a aquisição do nível 4 de formação profissional – que funcionam em vários concelhos do norte do distrito.
É mais uma instituição que tenta qualificar a população desta região. Esperemos que com as novas instalações aumentem os cursos e, consequentemente, os licenciados formados pela instituição!

àCentro Local de Aprendizagem (CLA) de SJM da Universidade Aberta (UAb):           
Muitos não sabem mas a UAb é uma instituição de ensino superior público que lecciona à distância – e-learning. Disponibiliza formação superior aos que já se encontram a trabalhar, promovendo a aprendizagem ao longo da vida.
Este CLA está instalado no Centro Empresarial e Tecnológico e pretende aproximar a UAb à população do EDV, aumentando as suas qualificações!

Um exemplo de um emprego qualificado na cidade

Em conclusão…
Face a todos os problemas apresentados, são indispensáveis todas estas iniciativas. No entanto, falta ainda a actuação na mudança das mentalidades de grande parte da população, que ainda pensa que “burro velho não aprende línguas”. Não basta a existência de cursos, é também necessário que a população se inscreva neles!
Esperemos que isto não seja esquecido, pois só a formação pode aumentar a produtividade dos trabalhadores e, assim, inverter o facto de os salários desta região estarem abaixo da média nacional!