quinta-feira, 12 de maio de 2011

A nossa palestra final

Boa tarde caros leitores! Cá estamos novamente com mais uma notícia sobre o nosso projecto: no dia 25/05/2011, pelas 10h10, o nosso grupo irá dinamizar uma palestra, na nossa Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, sobre o presente e o futuro do mercado de trabalho da cidade, que contará com a já confirmada presença do Dr. Castro Almeida, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira.
Esta palestra constitui um dos produtos finais do nosso trabalho de projecto. Será destinada a todos os alunos do 12º ano que pertencem aos cursos científico-humanísticos, tendo como objectivo dar a conhecer aos nossos colegas as tendências actuais da economia e do mercado de trabalho da cidade e da região.

Ao organizar esta palestra, esperamos que esta constitua uma ajuda para os alunos do 12º ano, que ficarão com um maior conhecimento acerca das perspectivas futuras do emprego na cidade. Assim, nas suas escolhas relativamente ao prosseguimento de estudos no ensino superior, estes poderão privilegiar as áreas onde vão ter mais essa possibilidade para arranjar emprego na nossa cidade.
Continue a acompanhar o nosso blogue, pois brevemente publicaremos mais pormenores sobre esta palestra que estamos a organizar. Até breve!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O projecto foi à Católica

Bom dia caros leitores, como prometido vimos hoje contar-lhe tudo sobre a nossa participação no “Fórum de Escolas – A Área de Projecto vai à Católica”, que decorreu na quinta-feira 5 de Maio de 2011, no Campus da Foz do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Depois de uma viagem em transportes públicos que começou às 6h30 (!) em São João da Madeira, o evento começou pelas 08h30, com a montagem dos materiais que iríamos expor durante o dia. De seguida, pelas 10h00, deu-se o início oficial do evento, com a sessão de abertura, em que foram dadas as boas-vindas aos participantes e em que foram revelados quais os prémios que iriam ser atribuídos aos vencedores do evento.
Seguidamente, iniciou-se a avaliação dos projectos expostos. Feliz ou infelizmente, foi o nosso o primeiro projecto a ser avaliado, por dois professores da Universidade. Fizemos uma pequena apresentação e explicação do nosso projecto aos avaliadores, que tiveram também a oportunidade de ver os materiais que estavam expostos – alguns dos nossos textos semanais, os artigos que saíram nos jornais locais e no jornal da escola sobre o nosso projecto, as fotos da cidade…
Depois da apresentação aos júris, tivemos até as 13h30 para, simultaneamente, avaliar os outros projectos (para depois votarmos no prémio do público) e expor o nosso projecto aos restantes participantes no Fórum, pelo que tivemos que nos desdobrar nestas duas tarefas.
Todos os alunos que vieram visitar o “cantinho” do nosso projecto puderam, para além de ver os materiais expostos, participar no nosso quiz, onde tínhamos 10 perguntas de escolha múltipla sobre o nosso projecto, com 3 ajudas para cada participante, semelhantes às do famoso concurso “Quem Quer Ser Milionário”. Muitos quiseram participar, pois todos os participantes tiveram direito a um prémio de participação docinho – um rebuçado – e os quatro melhores participantes de cada hora tiveram a oportunidade de provar o doce tradicional de São João da Madeira, que, para quem não sabe, é a Ermelinda.
Foi neste período da manhã que o nosso “cantinho” foi mais visitado e em que houve mais participantes no quiz, pelo que não tivemos a oportunidade de conhecer muitos projectos dos outros concorrentes neste período.
Já das 13h30 às 14h30 foi a nossa merecida hora de almoço, em que a cantina da Universidade proporcionou-nos não só uma saborosa refeição mas também a oportunidade de descansarmos um pouco, pois estivemos de pé quase toda a manhã.
Das 14h30 às 17h00, continuamos a apresentar o nosso projecto ao público, pois já tínhamos sido avaliados pelos júris. Infelizmente, este foi um período mais “morto”, em que o número de visitas ao nosso cantinho foi menor. Mesmo assim, continuamos a ter algumas participações no quis, a oferecer alguns prémios, ao mesmo tempo que tivemos a oportunidade de conhecer mais projectos e assim decidir em qual iríamos votar para o prémio do público.
Às 17h00 terminou o período de exposição e foi o momento de entregarmos os nossos boletins de voto devidamente preenchidos. Seguiu-se um período de uma hora em que saboreámos o bom lanche que foi oferecido pela Universidade e arrumámos os materiais que tínhamos exposto.
Por fim, fomos à sessão de encerramento e de entrega de prémios. Infelizmente não coube nenhum deles ao nosso projecto, mas ficamos contentes pela fantástica experiência que constituiu a participação neste evento!
Regressámos então a São João da Madeira com vontade reforçada de continuar o trabalho no nosso projecto. Brevemente publicaremos mais novidades sobre as acções a desenvolver neste período aqui no blogue, por isso fique atento!