quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Escrever o futuro...

Olá caros leitores, fiquem a saber que o nosso próximo texto semanal é sobre o único produtor de lápis do país, a Viarco.

Já sabe, apareça na próxima segunda-feira para ler o nosso texto sobre esta empresa, onde, como tem sido habitual, contamos com uma entrevista à empresa!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Empresas sanjoanenses - Olmar

Continuamos a nossa série de textos relativos a casos de sucesso de empresas sanjoanenses com uma empresa que todos os sanjoanenses certamente conhecem: a Olmar. Fomos entrevistar Carla Ferreira, a relações públicas da Olmar, pelo que os parágrafos que se seguem estão recheados de curiosidades interessantes sobre a Olmar!

História da empresa:

A Olmar nasceu em 1973, pelas mãos de Fernando Oliveira, que ainda hoje é o administrador da empresa. “O senhor Fernando Oliveira começou numa garagem, que era a garagem do prédio onde vivia, pequenininha, para aí com uns 30 metros quadrados, e aos bocadinhos foi conquistando uma cave”, explicou-nos Carla Ferreira. Uma aventura que só foi possível graças à experiência adquirida por Fernando Oliveira nos anos em que trabalhou nos escritórios da Oliva.

Nesta primeira fase, Fernando Oliveira era também o principal vendedor da empresa. “A mestria que ele utilizou para iniciar a sua actividade como empresário foi ir conquistando devagarinho e sempre muito conscientemente” os clientes, tentando ter sempre o que este queria, mas “sem encher a empresa de stocks”.
Foi esta a receita para o crescimento da empresa, que lentamente foi investindo em novas áreas de negócio e em novas formas de chegar aos clientes. Um crescimento lento mas constante, de tal forma que a empresa atingiu a dimensão que apresenta actualmente.

A Olmar, na actualidade:

A Olmar do presente é a principal empresa na região do EDV a operar na área dos produtos para escritório. “A Olmar é uma das principais fornecedoras do governo, de tudo o que é ministério, de tudo o que é banco…”, afirmou Carla Teixeira.

Chegar a estes clientes só é possível graças à equipa de técnicos de vendas da empresa, que não só lida com as maiores empresas do país mas também garante a participação da empresa nos concursos públicos de compra de material de escritório, feitos pelo Estado. Esta última participação faz com que a Olmar seja o principal fornecedor das escolas do país, pelo que escolas como a ‘nossa’ Secundária Oliveira Júnior vendem, nas suas papelarias, produtos provenientes da Olmar.

As marcas próprias da Olmar são também uma das características que a definem. A Pajory, a Fegol e a Polycópia são marcas com as quais a empresa adapta-se ao perfil do cliente actual, que põe o factor preço acima do factor reconhecimento da marca.

Se a Olmar, até há três anos atrás, era uma empresa que tinha como clientes apenas outras empresas ou instituições, não vendendo para o consumidor final, esse cenário alterou-se em Janeiro de 2008 com a inauguração da megastore da Olmar, situada em SJM. Foi um investimento de 2 milhões e meio de euros que tem dado bastante retorno, uma vez que o número de clientes que visitam a loja tem aumentado, mesmo com a forte concorrência da “Staples de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis”, concorrência que, garante Carla Ferreira, não consegue fazer preços tão bons quanto os da Olmar. Dito isto, deixamos para o leitor a tarefa de averiguar se esta informação é verdadeira…

Todavia, a importância da megastore da Olmar não se esgota no facto de ter possibilitado a venda ao público: a megastore impulsionou o início da venda, por parte da empresa, de produtos de informática e de tecnologia. Fazendo jus ao slogan da empresa – «Olmar aposta em inovar» – esta loja, para além da área de material de escritório, tem também uma secção dedicada à venda de computadores, máquinas fotográficas, televisores, GPS… Mesmo assim, Carla Ferreira garantiu-nos que a papelaria é e será sempre o forte da empresa.

A internacionalização da Olmar:

Não se pense que a Olmar alcançou a dimensão que apresenta actualmente apenas actuando no mercado português. Já há 20 anos que a Olmar está presente num mercado emergente: os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. É uma estratégia de internacionalização já bastante consolidada, que representa actualmente cerca de 20% das vendas da empresa.

Questionámos também se a Olmar pensa em alargar a sua estratégia de internacionalização para outros mercados. “Pensamos. Nós estamos a pensar em ir para a Europa, estamos a pensar «Porque não? Já que os outros Europeus vêm para aqui porque é que nós não vamos para lá?» É uma questão de tentarmos”. Esperemos que esta ideia, um dia, deixe de ser um pensamento e passe a ser a realidade!

Em suma…

Há que dar os parabéns a esta empresa, nomeadamente ao seu administrador, Fernando Oliveira, por ter conseguido, em apenas 38 anos, deixar de ser uma ‘empresa de garagem’ para atingir o estatuto de PME Líder e espalhar os seus próprios produtos pelas empresas e escolas de todo o país e até pelos PALOP. Desejamos a maior das sortes a esta empresa de sucesso nas apostas que venha a fazer no futuro, pois todo o sucesso que venha a alcançar será seguramente mais do que merecido!