segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Instituições sanjoanenses - Sanjotec

Terminada a nossa série de textos sobre casos marcantes de empresas da cidade, chegou a vez de darmos protagonismo às instituições que apoiam estas mesmas empresas. Começamos pela Sanjotec, que gere o Centro Empresarial e Tecnológico, a nossa incubadora de empresas de base tecnológica.

A Sanjotec e o Centro Empresarial e Tecnológico:

O Centro Empresarial e Tecnológico é um equipamento de incubação de empresas de base tecnológica, dos ramos da robótica, automação industrial, biotecnologia, química, design e tecnologias da informação. O edifício-sede foi inaugurado em Outubro de 2008 e é o primeiro de um conjunto de dez edifícios que a autarquia sanjoanense projecta construir. Representou um investimento de 6,8 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários.

Para a sua gestão, foi criada a “Sanjotec – Associação Científica e Tecnológica de S. João da Madeira”. Esta “pode ser definida como uma iniciativa estratégica do município sanjoanense que visa apoiar técnica e cientificamente a comunidade empresarial local e regional, através da difusão de uma cultura de inovação e do encorajamento a projectos empresariais de base tecnológica” (Boletim Municipal de SJM, nº 50, Novembro de 2008).

Os associados da Sanjotec, que têm responsabilidades na sua gestão e administração, são:

  • A Câmara Municipal de SJM;
  • A PortusPark – Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (é a instituição que engloba todos os parques tecnológicos do tipo do CET existentes na região Norte e assegura a existência de uma gestão integrada de todos estes equipamentos);
  • A Universidade de Aveiro (é a única instituição de ensino superior público universitário existente no distrito e é das universidades que mais aposta em Investigação e Desenvolvimento no país);
  • O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (é uma instituição, sediada em SJM, que presta apoio ao sector do calçado, através da formação, da melhoria dos processos de produção das empresas…);
  • O Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos – Cedintec (instituição pública que tem por objectivo apoiar as PME no reforço da sua competitividade, através da modernização dos seus processos produtivos);
  • O Clube de Empresários de SJM (que se traduz numa plataforma de diálogo e de troca de experiências, constituída por empresários dos vários concelhos do EDV);
  • A Faurecia (multinacional do ramo dos assentos para automóveis, que tem uma importante unidade de produção em SJM, sendo a maior empresa do concelho sanjoanense).

Assim sendo, o CET e a Sanjotec fizeram com que o concelho passasse a ter as infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento de projectos empresariais com um forte cariz tecnológico. Desta forma, foi dado um passo no sentido de "diversificar o tecido produtivo e de preferência alterar também o perfil de especialização" do concelho (declarações de Castro Almeida, presidente da autarquia de SJM), condição necessária para que haja a alteração do paradigma de baixos salários existente no concelho de SJM.

É uma diversificação que está a ter sucesso, uma vez que estão já ocupados todos os 40 módulos de instalação de empresas existentes no edifício do CET. Facto que se deve às excelentes condições que a Sanjotec disponibiliza aos empresários que se instalem no CET: para além de estes pagarem uma renda reduzida, ainda têm acesso a diversos serviços de apoio jurídico, fiscal e logístico. Assim, as empresas em fase de incubação não perdem tempo nem dinheiro com estes serviços, podendo-se concentrar na sua actividade principal: produzir e inovar.

Convém também realçar o elevado grau de exigência que a Sanjotec tem tido para a aceitação dos pedidos de incubação de empresas. Apenas projectos que ofereçam grandes probabilidades de sucesso têm a oportunidade de se instalar no CET. Fosse esta selectividade menor, o CET teria ficado sobrelotado num ainda menor espaço de tempo e certamente não se poderia orgulhar do que se orgulha actualmente: todas as empresas que acolheu continuam em actividade e estão a crescer.

Sendo este um projecto que prevê a construção de dez edifícios e estando o edifício-sede já sobrelotado, a Sanjotec necessita de mais espaço para continuar com a sua missão. Avançou, portanto, em Outubro de 2010, a construção do segundo edifício do CET – que será o seu núcleo de Investigação e Desenvolvimento –, um investimento de 6,5 milhões de euros que resultará num edifício com capacidade para albergar entre 14 e 62 empresas, conforme a dimensão das mesmas.

Em suma…
Por tudo o que referimos, este é um projecto de louvar. O CET já criou 120 postos de trabalho, dos quais 70 por cento são ocupados por quadros com formação superior. Podem não ser empregos em grande quantidade, mas o que importa é que são empregos bem pagos e que atenuam o paradigma de emprego desqualificado que ainda se evidencia, de uma certa forma, na cidade.

Prova-se que o investimento público, se for bem efectuado, pode ser motor da criação de emprego e da qualificação do país. Desejamos que a autarquia consiga desenvolver os dez edifícios que estão projectados para o CET e que este projecto não seja afectado pela austeridade em que vivemos…

1 comentário:

  1. Obrigada por me darem a conhecer as empresas e instituições de S. João da Madeira.

    ResponderEliminar